educação

VÍDEO: sem sala, alunos de uma escola de Santa Maria estudam no centro comunitário

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde o início do ano letivo na rede municipal de Santa Maria, em 20 de fevereiro, cerca de 20 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Renato Zimmermann, em Camobi, têm aulas fora dos muros da instituição. O motivo é a falta de uma sala disponível. Todos os dias, os alunos vão a pé, acompanhados pela professora, até o Centro Comunitário Nossa Senhora do Calvário, na Rua Angelin Bortoluzzi, a cerca de 100 metros de distância do colégio.

Após um ano, escola de Santa Maria volta a ter caixa d'água

Conforme a direção, a escola teve o acréscimo de uma turma de Educação Infantil, e, por isso, a turma do 5º ano ficou sem um espaço próprio.

UFSM divulga edital para seleção de professores

- Chegou fevereiro, e nós não tínhamos sala. Tentamos arrumar duas aqui da escola, mas os engenheiros não aprovaram nenhuma. Então, no último dia de férias, a Secretaria (de Educação) nos apresentou essa solução - explica a diretora, Ana Cristina Krauspenhar Eggres.

Os lanches e a educação física ocorrem na sede da escola. Portanto, os alunos precisam se deslocar durante o intervalo e para fazer a atividade. A Renato Zimmermann tem 196 alunos, distribuídos em 11 turmas, e conta com 17 docentes.

A professora Kátia Dufau é a responsável pela turma do 5º ano desde 27 de maio, quando foi lotada na escola. Ela atua na rede municipal desde 2016 e conta que nunca precisou passar por uma situação parecida:

- Eles tomam água do banheiro, na torneira, porque não tem bebedouro aqui (no Centro Comunitário). A estrutura não oferece aquilo que é necessário, tem um quadro encostado na parede. Está bem complicado. Eu fui, inclusive, questionar a situação na mantenedora (Secretaria), e eles me disseram que eu tenho que ser profissional e dar aula em qualquer lugar. Me sinto desrespeitada. O mínimo que a instituição pode oferecer é a estrutura para a gente trabalhar.

Segundo a prefeitura de Santa Maria, a escola ampliou o atendimento à Educação Infantil em 2019, em função da grande demanda para essa etapa na região e, para não transferir os alunos do 5º ano, a alternativa foi o uso da sala no Centro Comunitário. Conforme o Executivo, o local reúne, dentro do possível, condições para o atendimento dessa turma. Ainda de acordo com a prefeitura, há previsão de projeto de ampliação da escola, justamente pelo aumento de demanda na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cultura Inglesa chega a Santa Maria trazendo inovações no ensino da língua Anterior

Cultura Inglesa chega a Santa Maria trazendo inovações no ensino da língua

Após um ano, escola de Santa Maria volta a ter caixa d'água Próximo

Após um ano, escola de Santa Maria volta a ter caixa d'água

Educação